domingo, 23 de janeiro de 2011

Boa noite e primeira reflexão

António José Laranjeira – Só agora posso juntar-me aos colegas comentadores (coisas da técnica...), que começo por saudar, manifestando a minha satisfação por tão ilustre companhia.

O primeiro comentário vai para a campanha: foi, de facto, má, como o Francisco e o João já disseram. Claro que as responsabilidades são repartidas por todos os candidatos, mas entendo que quanto maior a responsabilidade política, maior o dever de elevar o nível da campanha, logo, o nível da política. Assim, claro que Cavaco Silva e Manuel Alegre são os maiores responsáveis pela tristeza a que assistimos, devido à sua superior responsabilidade histórica e ao seu passado na democracia portuguesa.

A segunda referência vai para a abstenção, que não se deve diabolizar. Claro que é um sintoma de que algo vai mal, mas enquanto tal é um indicador muitíssimo importante. Se as pessoas maioritariamente não vão votar, se deixam que os outros decidam por si, claro que a democracia está com um problema. Mas acho que o problema é estrutural e não se resolve facilmente, por muito que nos custe. De qualquer modo, e como nota o Francisco, a abstenção estará ao nível da reeleição de Jorge Sampaio. Ou seja, há dez anos já tinhamos um problema, que se mantém. Pelo menos não se terá agravado, vamos aguardar as primeiras projecções.

1 comentário:

  1. Nas palavras de uma amiga (também nós do pós 25Abrl), nada relacionado com a indiferença pelo direito que custou a conquistar. Só o estado da política em Portugal. O modo como os Partidos a fazem. Agora eu: aquela 1.ª página do estudo no jornal "i" de ontem que a todos nos retira a esperança - 30 anos de Boycracia em Portugal.

    ResponderEliminar